AMOR, O DOM SUPREMO
Uma mulher saiu de casa e viu três anciões com longas barbas brancas sentados em frente ao quintal dela. Ela não os reconheceu, mas os convidou a entrar: - Acho que não os conheço, mas devem estar com fome. Por favor, entrem e comam algo.
Só um de nós poderá entrar a convite de sua família toda. – Por que isto?
Um dos velhos explicou: - Seu nome é Fartura. – disse, apontando um dos seus amigos. Mostrando o outro, falou: - Ele é o Sucesso e eu sou o Amor. Sua família decide qual de nós será convidado. Agora vá e discuta com ela qual de nós vocês mais querem em sua casa.
A mulher entrou e contou tudo ao marido e à filha. Afoito, o marido disse: - Que bom! Neste caso, vamos convidar Fartura. – Meu querido, por que não convidamos o Sucesso?
A filhinha deles ouvia tudo do outro lado e sugeriu: - Não seria melhor convidar o Amor? – Sigamos o conselho de nossa filha – disse o marido para a esposa, que logo fez um sinal de aprovação – Vá lá fora e chame o Amor para ser nosso convidado.
A mulher saiu e perguntou aos três homens: - Qual de vocês é o Amor?. Por favor, entre e seja nosso convidado.
O Amor levantou-se e seguiu em direção a casa. Os outros dois levantaram-se e seguiram-no. Surpresa, a senhora perguntou-lhes:
- Apenas convidei o Amor. Por que vocês entraram?
– Se você chamasse Fartura ou Sucesso, os outros dois esperariam aqui fora, mas como você convidou o Amor, onde quer que vá, os outros vão com ele.
Autor desconhecido