>>
Home

>>
Maçonaria

>>
Paramaçonicas

>>
Artigos

>>
Biblioteca

>>
Colunas

>>
Eventos

>>
Foruns

>>
Galeria de Fotos

>>
Links

>>
Reflexões

>>
Solidariedade

>>
Noticias

>>
Trabalhos

>>
Vídeos




 


Promoção de Cartões de Visitas - Maçonaria
A Maledicência

Enviado por em Monday, August 19, 2013

Infelizmente, não aprendemos ainda a virtude do silêncio e, o que é pior, experimentamos um prazer imenso em falar desnecessariamente e em demasia, descambando, muitas vezes, para a maledicência...

"Antes  de  falardes,   aconselha  um  sábio  mestre espiritual,  tende o cuidado de examinar se aquilo que ides dizer satisfaz a estes três requisitos: ser verdadeiro, agradável e animador. Do contrário, deixar-vos ficar calados".

Infelizmente, não aprendemos ainda a virtude do silêncio e, o que é pior, experimentamos um prazer imenso em falar desnecessariamente e em demasia, descambando, muitas vezes, para a maledicência, sem que percebamos isso.
Basta que duas ou mais pessoas se reúnam em conversação livre para que, instantes depois, já estejam a falar mal dos outros.

Administração, política, negócios, religião, festas sociais, parentela e etc., tudo serve para nos conduzir aos falatórios inconsiderados em torno de nossos semelhantes que, uma vez iniciados, podem prolongar-se por horas a fio, eis que nunca faltam "Judas" para serem malhados.

Curioso: nenhum de nós tem pressa em divulgar notícias sérias, sobre assuntos de relevante interesse para a humanidade; mas, com que sofreguidão disputamos a primazia de passar adiante fatos e boatos desagradáveis, deprimentes, ou que possam provocar escândalos!

Não raro, aquilo que nos chega aos ouvidos são meras conjecturas e suposições maldosas, às quais não deveríamos dar o menor crédito.

Levianamente, porém, não só as transmitimos a outrem, mas emprestamos-lhes detalhes fantasiosos, para melhor convencer os que nos escutam. Quanto desamor ao próximo resulta dessas atitudes!

Ainda que nós mesmos tenhamos tido oportunidade de presenciar certas cenas ou episódios que nos pareçam comprometedores, manda a prudência que nos abstenhamos de comentá-los, porque cada um de nós é levado a julgar as coisas que vê segundo as inclinações de seu próprio coração, e isso altera fundamentalmente o verdadeiro juízo delas.

A maledicência provém do costume que temos de intrometer-nos na vida alheia. Sem dúvida, haverá ocasiões  em que, percebendo que uma pessoa esteja a proceder erroneamente, teremos o dever de, muito em particular e com delicadeza, procurar fazê-la convencer-se de tal; nunca, entretanto, alardear com terceiros as fraquezas e deslizes que também estamos sujeitos a cometer.

Eis, entre outros, alguns textos específicos, magníficos tratados da ciência de bem viver, e que reprova a maledicência, o mexerico, as murmurações e semelhantes, instruindo-nos, por outro lado, como empregar nobremente o dom da palavra:

"Toda palavra ociosa que falarem os homens, darão conta dela no dia do juízo".  (Mat., 12:36)

"Os maledicentes não entrarão no reino de Deus". (I Cor., 6:10)

"Nenhuma palavra má saia da vossa boca, senão só a que seja boa para edificação da fé, de maneira que dê graça aos que a ouvem". (Ef., 4:29)

"Evita o falatório vão e profano, porque produzirão maior impiedade". (II Tim., (2:16)

Atentos a essas advertências e exortações, tratemos, então, de exercer severo controle da língua, utilizando os sagrados recursos de expressão que a bondade de Deus nos há concedido.

Extraído do Boletim "O Cayru".


 

comments:

A MALEDICÊNCIA
por nelsinho70 em Monday, August 26, 2013
AO DESBASTAR A MINHA PEDRA BRUTA,ESSA MENSAGEM ME FEZ REFLETIR MUITO NO SE TRATAR DA LÍNGUA,POIS TEMOS QUE TER MUITO CUIDADO COM NOSSAS PALAVRAS,PARA QUE NÃO VENHAMOS A NOS CONTAMINAR,COM PALAVRAS TORPES E DESNECESSÁRIAS.

Replicar este comentário

cuidado do que sai de seus labios
por CANDO em Wednesday, August 28, 2013
Deus fez no ser humano dois ouvidos para nós escutarmos o que de bom e costrutivo ão Homen e o que não traz beneficio sair pelo outro e uma boca para falarmos coisas construtiva sabias  e de virtudes

Replicar este comentário

CUIDADO COM QUE SAI DOS SEUS LÁBIOS
por nelsinho70 em Thursday, August 29, 2013
. É EXATAMENTE ISSO Ir. .CANDO,GRD ABRAÇO FRATERNAL.

Replicar este comentário

maleficência
por RodrigoFerreira em Saturday, December 7, 2013
Sempre me incomodei por ser um homem com fala pontual, ao entrar na maçonaria recentemente, comecei meus trabalhos de polimento da minha pedra bruta e o primeiro artigo que li foi exatamente este. Fico feliz em estar no caminho, sempre com "duas orelhas e uma boca". Falando quando em verdade e com palavras positivas. t.'.F.'. A.'.

Replicar este comentário

Maledicencia
por Rocha Campos em Tuesday, April 8, 2014
O Ouro é difícil de encontrar, por isso é comparado ao silêncio. A fala sem verdade, sem ser agradável e sem ser animadora só nos leva a labirintos, os quais nós mesmos( que falamos) construímos , no sentido abstrato, e neles juramos em vão que aquilo não foi dito..., você entendeu mal, então, aí é que o silêncio pesa.

Replicar este comentário

Faça seu comentário...


Guia Empresarial da Comunidade Maçonica

Aquele que conhece os outros é sábio, aquele que conhece a si próprio é iluminado.
::: Lao-Tsé

 

Aquele que conhece os outros é sábio, aquele que conhece a si próprio é iluminado.
::: Lao-Tsé






Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Home   |  Maçonaria   |  Paramaçonicas   |  Artigos   |  Biblioteca   |  Colunas   |  Eventos   |  Foruns   |  Galeria de Fotos   |  Links   |  Reflexões   |  Solidariedade   |  Noticias   |  Trabalhos   |  Vídeos