A Maçonaria é uma Sociedade Secreta ? |
|
Não, esta é uma noção equivocada a respeito da Ordem, difundida desde os primórdios de sua organização. Seu caráter secreto deveu-se a perseguições, à intolerância e à falta de liberdade demonstrada pelos regimes reinantes da época. Hoje, com os ventos democráticos, os Maçons preferem manter-se dentro de uma discreta situação, espalhando-se por todos os países do mundo.
A maçonaria tem muito de suas realizações, feitos e locais de suas reuniões amplamente conhecidos. Muitos maçons fazem questão de exibir os simbolos da ordem em seus distintivos de lapela, anéis, chaveiros e outras jóias, fazendo-se identificar publicamente com a Ordem. As lojas, as Potências Maçonicas e organizações para-maçonicas têm seus documentos legais registrados publicamente como qualquer outra pessoa jurídica o faz.
Muitos livros têm sido editados sobre a maçonaria, revelando seus simbolos rituais, filosofia, Constituições e Regulamentos. Esses podem ser facilmente encontrados e consultados nas livrarias e nas centenas de bibliotecas públicas espalhadas pelo país.
A verdade é que os maçons têm meios que lhes são próprios de mútuo reconhecimento e realizam cerimonias privadas, que por óbvias razões não são acessiveis aos não maçons.
Mas a Fraternidade Maçonica em si não pode ser considerada secreta. Seus templos, seus ambientes internos são normalmente acessiveis ao público em geral. É comum as lojas realizarem solenidades e festejos em seus templos, abertos ao público não maçonico.
Assim sendo, a Maçonaria nos dias de hoje, é uma sociedade muito mais "discreta" do que secreta.
|
|