O Maçom, por princípio, não deve ter um dia específico para agir maçonicamente. Todos os dias são Dias do Maçom, pois a construção do Templo Interior é um trabalho árduo, diuturno e que leva uma vida para ser concluído. No entanto, existem datas festivas que são comemoradas em homenagem aos Maçons, como veremos a seguir:
DIA DO MAÇOM
O DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM é 22 de fevereiro, haja vista que nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 1.994, realizou-se em Washington, nos Estados reunião da Maçonaria Internacional onde ficou deliberada essa data em homenagem ao nascimento de George Washington, Porque foi no dia 22 de fevereiro de 1.732, em Bridges Creek, na Virgínia (EUA), que nasceu GEORGE WASHINGTON, o principal artífice da independência dos Estados Unidos)
Hoje, dia 20 de Agosto, toda a Maçonaria Brasileira comemora o Dia do Maçom. Tal comemoração nesta data prende-se ao fato de ter sido realizada no Rio de Janeiro, em 20 de Agosto de 1822, a histórica Assembleia Geral do Povo Maçônico, na qual foi aprovada a moção apresentada por Gonçalves Ledo, de proclamação da independência do Brasil.
Naquela data, o Primeiro Grande Vigilante do Grande Oriente do Brasil, Irmão Joaquim Gonçalves Ledo, na ausência do Grão Mestre, Irmão José Bonifácio de Andrada e Silva, presidiu a Assembleia Geral dos Maçons, que estava composta pelos obreiros pertencentes às Lojas Maçônicas Metropolitanas "Comércio e Artes", "União e Tranquilidade" e "Esperança de Niterói". Segundo o que ficou registrado em ata, nessa sessão o Irmão Gonçalves Ledo pronunciou "um enérgico e fundado discurso, de uma eloquência e veemência oratória, que são peculiares a seu estilo sublime, inimitável e nunca, suficientemente louvado, e vendo nele as mais sólidas razões demonstrando que as atuais políticas circunstanciais de nossa Pátria, o rico, fértil e poderoso Brasil, demandavam e exigiam imperiosamente que a sua categoria fosse inabalavelmente firmada com a proclamação de nossa independência e da Realeza Constitucional na pessoa do Augusto Príncipe Defensor Constitucional do Reino do Brasil." A ata da reunião ainda registra que "foi à moção aprovada por unânime aclamação, expressada com ardor do mais profundo e cordial entusiasmo patriótico".
Assim, é o 20 DE AGOSTO, dia que durante sua V Mesa Redonda, ocorrida na semana de 17 a 25 de junho de 1957, em Belém, Pará. Há algum tempo comentava-se que, no Brasil, embora existissem dias comemorativos para quase tudo, nenhum havia, entretanto, para os Maçons Brasileiros, que tanto fizera em favor da nossa sociedade, principalmente, no terreno histórico. Não havia um dia consagrado ao Maçom, propriamente dito. A maçonaria brasileira foi a inovadora, e assim mesmo na área das Grandes Lojas, mas que hoje praticamente todos aceitam e, para marcar a data de 20 de agosto de 1822, em que o príncipe de Portugal, Dom Pedro I, teria sido aclamado imperador do Brasil, numa sessão do Grande Oriente, reunidas na sede do apostolado as três Lojas Metropolitanas, sob a presidência do maçom brasileiro, Joaquim Gonçalves Ledo, sendo essa tal sessão, tida pelos irmãos da maçonaria, como a Verdadeira proclamação da Independência brasileira, que teria sido engendrada entre as 4 paredes dos templos maçônicos.
Levando-se em consideração seus princípios de liberdade e a preparação sigilosa nos seus Templos para a libertação nacional do jugo português, o Grito do Ipiranga nada mais foi do que o eco daquilo que já ficara resolvido e decidido naquela assembleia de 20 de Agosto. Dom Pedro I, que já havia sido iniciado nos Augustos Mistérios da Maçonaria, e que se tornou posteriormente Grão Mestre da Ordem, ratificou em ato público e político o que o Grande Oriente do Brasil já deliberara naquela memorável sessão.
Existe, porém, uma controvérsia em torno dessa data, posto que alguns autores não concordem haver sido o 20 de Agosto a data na qual acontecera aquela memorável sessão, e sim o 9 de Setembro, fato cuja explicação foram encontrar no calendário maçônico adotado pelo Grande Oriente do Brasil. Vejamos esta questão.
O rito maçônico primeiramente adotado pelo Grande Oriente do Brasil foi o rito Adonhiramita, que usa um calendário hebraico de natureza lunar. Por este calendário, o primeiro mês do ano é Nissan, e corresponde a 21 de março/20 de abril, do calendário civil, e o sexto mês é Elul, que corresponde a 21 de agosto/20 de setembro, do calendário civil. Procedendo-se as necessárias correspondências de ambos os calendários, a data de 20 de agosto do calendário civil seria correspondente a 9 de setembro do calendário maçônico.
A data de 20 de Agosto, escolhida para ser comemorada como o Dia do Maçom Brasileiro, deveu-se à confusão de que o vigésimo dia do mês de elul do calendário maçônico fosse o vigésimo dia do mês de agosto do calendário civil, pois, quanto ao fato da proclamação da independência do Brasil haver ocorrido num templo maçônico, disto não se tem dúvidas. Contudo, se a controvérsia existe quanto à data, todos são acordes quanto ao fato, ante o registro na ata da assembleia, o que não desmerece a instituição desse dia.
O que importa, na verdade, é que já decorridos quase 191 anos da Independência do Brasil, continua a Maçonaria pontificando os mesmos princípios e ideais, em face de trilogia da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, que constitui a sua divisa. Defensora incansável da Democracia tem permanecido atenta às grandes questões nacionais e contribuído mediante sua forma pacífica e discreta de ação, para a solução dos problemas brasileiros. Seu trabalho, que sempre se dirigiu à elevação moral, espiritual e social do Homem, à melhoria das condições de bem-estar da sociedade e ao aperfeiçoamento permanente das instituições democráticas, não tem tido conotações com qualquer corrente de cunho político-partidário, mas tão somente com os postulados da Justiça Social, da Verdade e do Trabalho.
Os maçons brasileiros, neste seu Dia, podem congratular-se de pertencerem à Sublime Ordem Universal do Esquadro e do Compasso. Em verdade, embora os compêndios escolares omitam a atuação maçônica nos movimentos libertários e de emancipação política, sempre coube à Maçonaria posição de destaque em tais ocorrências. Desapaixonados historiadores assim confirmam. Portanto, se a data de Sete de Setembro significa para todos os brasileiros o dia magno de consagração à Liberdade, o dia Vinte de Agosto representa para os maçons o marco que os faz recordar das lutas e das vitórias da Instituição em prol da liberdade política da Nação. Ambas as datas têm, pois, para os maçons brasileiros, alta representatividade em seus corações e em suas consciências, pois simbolizam as chamas vivas da luta inextinguível contra as garras esmagadoras da tirania e da opressão.
E registre-se o momento atual político que atravessamos meus irmãos, que requer muita reflexão e atenção dos maçons e inacreditável bate boca no STF entre seu presidente e o ministro Lewandowski, quase acaba em agressão, arranca-rabos entre os dois ministros Joaquim Barbosa, o Batman brasileiro, e sua principal vítima, Ricardo Lewandowski. Desta vez, Barbosa Rodou a baiana e acusou o colega de fazer chicana, isto é, de atrapalhar o andamento do julgamento que é transparente a forma com o age em defesa de uma ala, e mais, jovens nas ruas marcando um novo momento para mudanças radicais em nosso País como o chamamento que está acontecendo pelas internet para o povo ir às ruas no dia sete de setembro próximo, pode ser que estejamos vivendo o início de uma nova etapa da história humana, já que nunca tantas pessoas souberam tanto acerca da sociedade em que vivem cuja informação dinâmica hoje trocada pela internet, que é muito abrangente, entretanto há que considerar, no entanto, que nem sempre essas informações são verdadeiras e, mesmo quando verdadeiras, podem levar a conclusões nem sempre corretas.
A homenagem: DIA DO MAÇOM
Ser Maçom
Ser maçom é ser homem sem defeito
É ser fiel às cores da bandeira
Ser maçom é ter sempre sob o peito
Á pátria amada, nobre e altiva!
Ser maçom é ser reto e ser leal
Ser exemplo perante a sociedade
Ser maçom é ser exemplo de seu lar
Ser bom e praticar a caridade
Ser maçom é estar sempre de pé
Ser alerta alento aos perversos
Ser maçom é ter crença e ter fé,
No Grande Arquiteto do Universo.
Ser maçom é ser comunicativo,
É encarar a vida com alegria.
Ser maçom é ser nobre, ser altivo;
Bom esposo e bom chefe de família.
Ser maçom é ser pródigo nos conselhos,
É ser grande vivendo na humildade.
Ser maçom é viver sendo um espelho
Que reflete virtudes e bondade!
Ser maçom é sentir a dor alheia.
Da árvore da vida ser um galho.
Ser maçom é viver como colmeia,
Unida no amor e no trabalho!
Ser maçom é ser estudioso,
Nos misteres da loja ser profundo.
Ser maçom é ser calmo, ser bondoso;
E ser de fato um cidadão do mundo!
Frase do Dia: Os maçons são homens preocupados em ser, em transcender, num tributo à espiritualidade e a crença no que é bom e justo.
Autor desconhecido
É a essa estranha gente, de que sou parte, que desejo DE TODO MEU CORAÇÃO, as mais ardorosas congratulações.
Que o Irmão Maior, de lá do Eterno Cosmo a todos derrame uma dose extraordinária de Luz, para que essa estranha gente de que fazemos parte, possa refleti-la pelo mundo e assim levar a bênção a todas as gentes... estranhas ou não.
FELIZ DIA DO MAÇOM!
Gustavo Barenho Cramer - M.'. M.'.
ARLS Acácia de Imbituba nº 3506
Or.'. de Imbituba - SC
Fontes de Pesquisas
- Irm.'. Ailton Elisiário de Sousa. - Escritor Maçônico;
- Irm.'. José Castellani – Pesquisador e escritor Maçônico;
- Irm.'. Hércule Spoladore, em “Calendários em Maçonaria”.
Em 19/08/2013