A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização maçônica para a juventude com o objetivo de gerar líderes. Fundada nos Estados Unidos da América em 1922, pelo Maçom Mark Sexson. Ele sentiu a necessidade de reunir a família maçônica. Na época já existiam a Ordem DeMolay e a Ordem Estrela do Oriente. mas faltavam as meninas.
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização de construção de caráter para jovens entre 11 a 20 anos de idade, seu objetivo é promover a comunicação efetiva, habilidades de liderança e principalmente servir à comunidade.
Há Assembléias do Arco-Íris em diversos países, entre eles: Austrália, Filipinas, Alemanha, Canadá, Japão. Aqui no Brasil, contamos com Assembléias em São Paulo, Espírito Santo, Paraná e no Distrito Federal.
As sete virtudes A A Ordem do Arco-Íris destaca sete virtudes (assim como os DeMolays), representadas por suas cores, estrategicamente colocadas em forma de um arco. Cada estação é representada por uma cor, e cada cor, ensina uma das sete lições do Arco-Íris:
-
Vermelho: É a primeira estação e representa o amor, que enfatiza a importância do amor em casa e com a família.
-
Laranja: É a segunda estação e representa a religião, que enfatiza a importância do companheirismo e da ativa participação na igreja de sua escolha.
-
Amarelo: É a terceira estação e representa a natureza, que é responsável por nossa vitalidade e a qual devemos respeitar.
-
Verde: É a quarta estação e significa a imortalidade, pois mesmo que o corpo morra, a alma vive pela eternidade.
-
Azul: É a quinta estação, é atribuída à fidelidade significa a importância da lealdade para a ordem das Rainbow Girls, família e amigos.
-
Anil: É a sexta estação e retrata o patriotismo, representa a importância do respeito as leis de seu país e sua bandeira.
-
Violeta: A última cor, ou sétima estação, dá ênfase ao serviço, o que é a principal causa enfatizada pelas Rainbow Girls e membros maçônicos. Por fim, com a junção de todas as cores do Arco-íris, chega-se à cor Branca, simbolizando a pureza a sabedoria e a união de todas as cores do arco-íris.
Quais os benefícios de ser uma Garota do Arco-Íris (Rainbow-Girls)? A ordem enfatiza a liderança efetiva, a participação ativa na Igreja de sua escolha, o patriotismo, a cooperação com seu semelhante, o amor ao lar; a lealdade à família e os serviços comunitários.
A ordem ajuda a promover a auto-estima e liderança entre seus membros. Como membro, a garota aprenderá a importância do comportamento (etiqueta) apropriado. Ela aprenderá habilidades para falar em público e participará de reuniões presididas por garotas de sua idade.
Como tornar-se uma Garota do Arco-Íris? Para ser admitida na Ordem, é necessário tem entre 11 e 20 anos e ser indicada por um Maçom ou uma Garota do Arco - Íris; sendo que depois, passará por uma sindicância feita pelas meninas. Não é necessário ter parentesco maçônico.
Como funciona um Capítulo da Ordem Menias do Arco-Íris As meninas do arco-íris se reúnem em um Templo Sagrado. As reuniões são realizadas normalmente no templo da Loja Maçonica que patrocina o Capítulo, e são presididas pelas próprias garotas. Existem os seguintes cargos, em ordem de hierarquia:
- Ilustre Preceptora
- Ilustre Preceptora Adjunta
- Caridade
- Esperança
- Fé
- Arquivista
- Tesoureira
- Capelã
- Chefe de Cerimonial
- Amor
- Religião
- Natureza
- Imortalidade
- Fidelidade
- Patriotismo
- Serviço
- Observadora Confidencial
- Observadora Externa
- Música
- Regente do Coro
Existe também a Preceptora Mãe Conselheira ou substituta, sem a qual, não seria possível a realização das reuniões, ela nunca pode faltar e é escolhida para que possa ser como uma Mãe para todas as garotas, orientando-as em todas as reuniões.
A Ordem conta também com um Conselho Consultivo composto por 5 casais, sendo tios maçons e tias Estrelas do Oriente, mais a Preceptora Mãe e o Presidente do Conselho, que geralmente é o Venerável Mestre da Loja Patrocinadora. Cada gestão dura 4 meses sendo que a Preceptora Mãe e o Conselho Consultivo permanecem por um ano. |